Design da sala de estar com 18 m²: 50 ideias brilhantes

Sala de estar com 18 m² – uma opção comum em casas de construção soviética. Esta não é a área mais espaçosa, mas é suficiente para acomodar todos os móveis necessários, e também haverá espaço para livre circulação. Hoje vamos falar sobre como você pode decorar uma sala deste tipo e mostrar com exemplos reais uma variedade de opções de estilo e cores..

Escolha de um estilo de interior

A escolha de um estilo é um passo fundamental no design de uma sala de estar. Em primeiro lugar, para criar uma imagem coerente no caso de outras salas serem decoradas com um determinado estilo. Em segundo lugar, um estilo devidamente selecionado pode desempenhar não apenas uma função decorativa, mas também enfatizar favoravelmente as vantagens ou suavizar as imperfeições de uma sala. Abaixo estão as opções adequadas para a concepção de uma sala de 18 metros quadrados..

Sala de estar com 18 m² em um estilo moderno

Um estilo moderno se encaixa perfeitamente em uma sala de estar com essa área. Embora isento de regras e regulamentos, tal estilo implica a criação de um interior lacônico e funcional, em que a decoração não desempenha um papel de “decorador”, mas segue objetivos bastante práticos: cria uma sensação de amplitude, limpeza e conforto.

A ênfase está em linhas, formas e planos, cores limpas e discretas e móveis confortáveis. Em vez de variedade decorativa – ordem e atenção aos detalhes. O estilo moderno continua a provar que mesmo um espaço pequeno pode acomodar tudo que você precisa para a vida, se você pensar cuidadosamente sobre cada elemento..

Projeto da sala de estar de 18 m². em um estilo moderno Projeto da sala de estar de 18 m². em um estilo moderno

Sala de estar com 18 m² em estilo clássico

Não presuma que 18 “quadrados” é uma área pequena, e você deve tentar expandir visualmente o espaço em todos os sentidos, evitando qualquer decoração. Um estilo clássico também é adequado para uma sala de estar, tudo depende de suas preferências ou requisitos. Se você deseja criar um interior luxuoso e aconchegante com móveis de madeira ricamente decorados e papel de parede de tecido com padrões florais, esse é um objetivo totalmente viável..

Preste atenção a uma interpretação mais moderna do estilo clássico e procure manter um equilíbrio na composição do interior para que os objetos não sobrecarreguem o ambiente, e também deixem espaço livre. Tradicionalmente, no centro deste tipo de sala existe uma mesa em torno da qual se colocam um sofá e poltronas, e nas laterais uma estante de livros, lareira ou plantas..

Acentue os detalhes com pinturas ou espelhos emoldurados graciosamente, mesas com pernas esculpidas e um sofá estofado em cetim. Cortinas enormes darão uma sensação de aconchego e um lustre luxuoso será o toque final perfeito para o design..

Projeto da sala de estar de 18 m². em estilo clássico

Sala de estar com 18 m² estilo loft

Claro, o estilo loft adora grandes espaços abertos. Mas se a sua sala de estar tem tectos altos e existe a oportunidade de se livrar de divisórias desnecessárias, uma pequena área não será um obstáculo. Além disso, esta é uma solução bastante econômica, devido à ausência da necessidade de decoração de paredes e aquisição de móveis caros..

Para as paredes, recomenda-se deixar alvenaria nua ou revestimento de concreto com uma textura interessante. Um teto branco com fios e vigas expostas encherá o ambiente de luz e liberdade, e um piso de madeira com carpete minimalista trará conforto..

É importante que a sala tenha janelas altas, caso contrário, a falta de luz natural irá reduzir visualmente a sala de estar e torná-la sombria. No centro, ficará ótimo um grande sofá de couro com uma mesa de centro de vidro, na frente da qual há uma tela de plasma.

Tradicionalmente, móveis “rústicos” com moldura de metal e objetos de arte moderna são usados ​​na disposição do loft. Ao mesmo tempo, você pode comprar os itens necessários em um mercado de pulgas ou leilões – para criar uma imagem autêntica.

Projeto da sala de estar de 18 m². estilo loft Projeto da sala de estar de 18 m². estilo loft

Sala de estar com 18 m² no estilo do minimalismo

O minimalismo não é chato e espaços vazios sem decoração. É harmonia, funcionalidade e amplitude que não são fáceis de alcançar com outros estilos. A estética lacônica é talvez a melhor opção para uma sala de 18 metros e para quem gosta de liberdade, limpeza e um ambiente tranquilo..

O minimalismo pressupõe linhas fluidas e terrosas, tetos altos e superfícies mate. Ao escolher uma paleta de cores, os tons de branco e bege devem ser preferidos, enquanto os escuros visam enfatizar os acentos..

O design minimalista utiliza principalmente materiais naturais: madeira, cimento liso, vidro, metal e espelhos. Apesar do mínimo de decisões de design, a ênfase aqui não está na quantidade, mas na qualidade. Portanto, esta não é a opção de reparo mais orçamentária, mas muito eficaz..

Projeto da sala de estar de 18 m². no estilo do minimalismo

Sala de estar com 18 m² no estilo provençal

Embora a Provença seja considerada um “país francês”, certamente não pode ser chamada de rústica. Em vez disso, é um luxo que imita a simplicidade. E também, trata-se de um estilo muito aconchegante e ensolarado, que se encaixa melhor no projeto de uma pequena sala de estar com área de 18 metros quadrados..

Não há lugar para cores escuras na Provença. É dada preferência a tons claros e materiais naturais. Uma excelente opção são paredes gessadas brancas com pequenas irregularidades “descuidadas”, móveis de madeira, tecidos estampados e muitas plantas.

Móveis vintage “semi-antigos”, tecidos naturais e cerâmicas vão ficar bem aqui. Ao mesmo tempo, é importante encontrar um equilíbrio entre esses detalhes autênticos e a tecnologia moderna..

Projeto da sala de estar de 18 m². no estilo provençal

Paleta de cores para sala de estar de 18 m².

O próximo passo para decorar uma sala é decidir o esquema de cores. É melhor começar pelo estilo, se já estiver selecionado. Mesmo assim, existem paletas de cores universais que ficarão bem em espaços pequenos..

Primeiramente, para ampliar o espaço, recomenda-se dar preferência aos tons claros: branco, bege, cinza, azul. Eles criam uma sensação de limpeza e conforto, e também combinam com outras cores..

Em segundo lugar, tente criar acentos com móveis e decoração. Se a sala for feita em cores claras, os objetos escuros irão “reviver” o interior sem reduzir sua área.

Terceiro, preste atenção à localização do apartamento. Se as janelas estão viradas para o sul e o sol frequentemente “aparece” em sua sala de estar, é melhor escolher um esquema de cores frias. Por outro lado, para compensar a falta de sol, decore a sala com cores quentes..

Paleta de cores para a sala de 18 m². - Design de interiores Paleta de cores para a sala de 18 m². - Design de interiores Paleta de cores para a sala de 18 m². - Design de interiores

Terminando uma sala de estar de 18 metros

Agora vamos considerar o design da sala de estar de 18 m². no detalhe: quais as melhores cores e materiais para o acabamento do piso, paredes e teto? Esta é a base do interior, uma espécie de “moldura” que é preenchida com elementos característicos.

Piso

Talvez a opção mais adequada para o interior de uma sala de estar em qualquer estilo seja o laminado ou o linóleo que imita a madeira natural. As cores claras são uma prioridade, mas se você escolher um piso escuro, certifique-se de que as paredes sejam alguns tons mais claras.

Sala de estar com 18 m² - projeto do piso

Paredes

Ao escolher uma decoração de parede, existem muitas opções. Claro, se este for um estilo de loft, então a alvenaria ou concreto parecerão mais do que apropriados. Para elevar tetos baixos, opte por paredes sólidas de cor clara ou papel de parede com listras verticais. A combinação de paredes monocromáticas com papel de parede fotográfico terá um aspecto bastante brilhante e moderno..

Sala de estar com 18 m² - Decoração de parede Sala de estar com 18 m² - Decoração de parede

Teto

O teto da sala é de 18 m². deve ser mais leve do que as paredes, caso contrário irá “colocar pressão” nos habitantes do apartamento e estreitar o espaço. Um teto liso branco ficará melhor em qualquer interior. Mas tensão, cassete, rack e outras opções – atrairão muita atenção.

Sala de estar com 18 m² - projeto do teto

Decoração e têxteis

Acertamos o acabamento, agora vamos considerar as opções para “encher” a sala de 18 metros. Se seu objetivo é maximizar a área, evite decorações desnecessárias. Embora os clássicos e a Provença envolvam uma variedade de detalhes de interior, como vasos, pinturas ou esculturas, tente limitar seu número e deixar apenas objetos brilhantes sempre que possível. E vice-versa, se a decoração da sala é feita com cores contidas, elementos discretos como almofadas estampadas, lustres de formas inusitadas ou objetos de arte podem diversificar o visual do ambiente..

Escolha suas cortinas com responsabilidade, porque elas não apenas protegem você de olhares indiscretos, mas também podem se tornar um elemento transformador. Para uma sala com tetos baixos, você pode instalar uma cornija de teto e estender o próprio tecido até o chão – isso aumentará visualmente as paredes.

Os proprietários de janelas altas podem pagar cortinas francesas ou italianas, especialmente em interiores clássicos. E para o estilo loft, cortinas podem não ser necessárias ou podem ter uma textura monocromática leve sem decoração desnecessária.

Projeto da sala de estar de 18 m². - decoração e tecidos Projeto da sala de estar de 18 m². - decoração e tecidos

Como organizar os móveis corretamente?

A disposição dos móveis depende da forma da sala. Qualquer designer dirá que uma sala quadrada é a melhor opção em termos de geometria. O centro é ocupado pela composição principal do móvel, enquanto os demais itens estão localizados ao longo das paredes. Mas em apartamentos russos típicos, interiores retangulares são mais comuns. Esse tipo requer tratamento especial e planejamento cuidadoso..

Em primeiro lugar, não é recomendável organizar os móveis ao longo de uma parede longa. Muitos apartamentos soviéticos são projetados de acordo com este princípio: um sofá e poltronas de um lado e uma TV e armários do outro. Isso enfatizará ainda mais a desproporcionalidade da sala e criará uma imagem desarmoniosa..

É melhor dividir o espaço em zonas visíveis: de um lado está o local de trabalho e no centro está a composição principal. Você pode zonear ao longo, transversal ou localmente – a área para isso é o suficiente.

Em segundo lugar, em uma estreita sala de estar de 18 m². é melhor evitar a simetria direta – só enfatizará a geometria retangular. Por exemplo, organize as cadeiras na diagonal ou coloque um sofá em forma de L no interior.

Terceiro, não crie “corredores” na sala. Esse efeito ocorre quando móveis grandes estão localizados longe uns dos outros e há muito espaço livre entre eles. Tente evitar que os objetos sobrecarreguem o espaço.

Projeto da sala de estar de 18 m². - como organizar móveis Projeto da sala de estar de 18 m². - como organizar móveis Projeto da sala de estar de 18 m². - como organizar móveis

Iluminação na sala 18m².

Muitas pessoas não prestam atenção suficiente à iluminação e param na opção mais típica – um lustre no centro e, possivelmente, um abajur no canto da sala. Mas o arranjo correto e complexo das fontes de luz pode transformar e diversificar visualmente o espaço..

Por exemplo, as salas de estar têm 18 m². com um teto baixo, é melhor abandonar lustres maciços e dar preferência a várias fontes de luz comuns localizadas em torno do perímetro do teto.

Recomenda-se o uso de diferentes tipos de luz de fundo. Por exemplo, lâmpadas de piso ou de parede são adequadas para uma área de recreação. Mas lembre-se de que não é recomendável colocar a arandela na frente da TV, pois o brilho será refletido na tela..

No design de interiores moderno, a iluminação decorativa é frequentemente usada, o que não desempenha um papel prático, mas ajuda a diversificar a aparência geral da sala. Esta solução pode ser usada para fotos ou prateleiras embutidas na parede..

Projeto da sala de estar de 18 m². - iluminação e iluminação Projeto da sala de estar de 18 m². - iluminação e iluminação

Projeto da sala de estar de 18 m². – Foto

Esperamos que nossas dicas sejam úteis. E para o inspirar a soluções ainda mais interessantes, fizemos uma seleção de fotografias de interiores de salas com uma área de 18 m2. Boa visualização!

Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores de sala de estar de 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores de sala de estar de 18 m². - Foto Design de interiores de sala de estar de 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores de sala de estar de 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores de sala de estar de 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores de sala de estar de 18 m². - Foto Design de interiores de sala de estar de 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores de sala de estar de 18 m². - Foto Design de interiores da sala de estar com 18 m². - Foto Design de interiores de sala de estar de 18 m². - Foto

Vídeo: sala de estar com 18 m² – Design de interiores