Frentes da casa: Acabamentos e Revestimento. Como melhorar? (Mais de 150 fotos)

A empena da casa deve ser forte e confiável. Portanto, este assunto deve receber atenção especial. Neste artigo, você aprenderá sobre as características dos robôs, esquemas, materiais e métodos de acabamento. E o principal é que é possível fazer tudo com as próprias mãos, tudo do jeito que você quiser. Leia sobre tudo isso e muito mais.

O que é isso?

Frontão (do outro grego: Frente – testa) é uma continuação natural da parede final do edifício. Situa-se acima do beiral, que coincide em nível com a sobreposição entre o último andar e o sótão.. Geralmente é um plano limitado pelas inclinações do telhado. Na maioria das vezes, são linhas tracejadas triangulares simples ou poligonais, às vezes semicirculares ou em forma de arco (lembra a curva de um arco esticado). Existem também outras configurações, por exemplo, na forma de um trapézio.

O frontão é uma extensão natural da parede final do edifício.

O frontão é uma extensão natural da parede final do edifício.

Desde os tempos antigos da Grécia e Roma Antigas, o frontão começou a ser usado como um elemento arquitetônico independente adicional para decorar o edifício. Como tal, foi amplamente utilizado em edifícios de palácios e templos, pequenas formas arquitetônicas – rotundas, arcos triunfais, etc.. Em seu campo foram colocados brasões, coroas, emblemas, cornucópias, figuras alegóricas das Musas ou Gênios da Glória..

Será interessante para você: VISÃO GERAL: Materiais de fachada para decoração exterior de casa (mais de 225 fotos): tipos de revestimento com um resultado incrível

Esquemas estruturais

Do ponto de vista construtivo, o frontão é a parede do sótão, que protege o seu espaço interno das influências atmosféricas – vento, poeira, chuva e neve. Esta parte da fachada pode ser sólida ou eles dispõem de uma trapeira – redonda ou semicircular..

Uma dormer é necessária para equalizar a pressão dentro do sótão e fora do edifício. A trapeira deve estar aberta, especialmente no verão. Uma casa de madeira sem este dispositivo range e se deforma constantemente. No tijolo – devido à rigidez das estruturas, podem surgir fissuras, que podem facilmente se transformar em defeitos emergenciais que requerem um considerável investimento de recursos para sua eliminação..

Do ponto de vista construtivo, esse detalhe é a parede do sótão.

Do ponto de vista construtivo, esse detalhe é a parede do sótão.

Será interessante para você: VISÃO GERAL: Casa de dois andares com garagem – Características do layout (mais de 180 fotos)

Casa com sótão ou mezanino

Se no espaço do sótão eles têm chão do sótão ou mezanino, uma ou mais janelas retangulares comuns são dispostas na parte frontal do sótão, e às vezes um pequeno cantilever sacada. O frontão faz parte do sistema de treliça da cobertura do edifício. Normalmente, as vigas longitudinais da estrutura inferior e a viga de cumeeira repousam sobre ela por cima..

Quando a casa está localizada em uma área com ventos fortes e a altura é grande o suficiente, faz sentido ao instalar o telhado para fornecer suportes internos feitos de madeira ou metal. Eles apoiarão a estrutura e protegerão contra o colapso.. Quando a casa tem uma ou duas paredes capitulares longitudinais internas, nos locais onde são contíguas às vedações externas, é possível instalar elementos de enxaimel apoiados sobre elas (paredes) por dentro – retangulares (pilastras) ou inclinados (contrafortes).

Casa de alta tecnologia

Casa de alta tecnologia

Será interessante para você: VISÃO GERAL: Lindos projetos de casas térreas com terraço (mais de 175 fotos). Recursos de posicionamento no site

Material para fazer

Tenho tijolo ou uma casa de madeira com acabamento externo adicional não intencional, será melhor se o material das estruturas de fechamento coincidir com o material do frontão. Ou seja, em uma casa de alvenaria sem reboco, deveria ser de alvenaria, e em uma moldura de madeira – de toras, em uma rebocada – rebocada. Ao mesmo tempo, a espessura pode diferir da espessura das paredes em uma direção menor..

AdendoNão se empolgue com o uso de diferentes materiais para esta parte da parede e estruturas de fechamento. Se não foi especificamente concebido por um arquiteto ou designer, na maioria dos casos, isso pode indicar mau gosto..

Belo design de casa de campo

Belo design de casa de campo

Será interessante para você: VISÃO GERAL: Projetos de casas térreas de um bar: Regras de projeto, vantagens e desvantagens

Métodos de acabamento

Muitas vezes, um projeto de casa prevê acabamento adicional de fachadas, muitas vezes combinado com isolamento, e isso pode ser:

  • simples ou decorativo gesso;
  • revestimento com ladrilhos cerâmicos, artificiais ou naturais pedra;
  • revestimento com plástico, fibrocimento, outros tipos tapume ou painéis;
  • uso da chamada fachada ventilada. Isso permite que o ar externo passe livremente sob o revestimento e remova o excesso de umidade. E também torna o prédio menos frio no verão e mais frio no inverno.

Edifício de toras

Edifício de toras

Neste caso, o material e os métodos de fabricação podem diferir de como as paredes estão dispostas. Assim, por exemplo, as paredes podem ser feitas de tijolos e os frontões podem ser feitos de blocos de concreto de espuma ou painel de madeira. Após o acabamento uniforme das fachadas e partes frontais, podem parecer que foram construídas no mesmo estilo..

Será interessante para você: REVISÃO: Mais de 175 fotos de projetos de casas de blocos de espuma ou como construir um sonho rapidamente?

Frontões leves

A utilização de materiais leves para a confecção de empenas ajudará a reduzir a carga sobre a fundação e torná-la menos maciça, o que irá economizar. Para a fabricação de estruturas leves, o seguinte pode ser adequado:

  • tábua afiada com 3 … 5 cm de espessura;
  • blocos de espuma ou concreto aerado;
  • blocos de concreto;
  • blocos de concreto de argila expandida;
  • uma estrutura volumétrica de madeira ou metal, forrada por dentro e por fora com painéis de plástico com isolamento térmico entre eles.

Frentes da casa: Acabamentos e Revestimento. Como fazer para melhorar? (Mais de 150 fotos) Frentes da casa: Acabamentos e Revestimento. Como melhorar? (Mais de 150 fotos) Frentes da casa: Acabamentos e Revestimento. Como melhorar? (Mais de 150 fotos)

Frentes da casa: Acabamentos e Revestimento. Como melhorar? (Mais de 150 fotos) Frentes da casa: Acabamentos e Revestimento. Como melhorar? (Mais de 150 fotos)

Será interessante para você: VISÃO GERAL: Linda casa de um andar com sótão (mais de 100 projetos fotográficos). Por que é elegante e barato ao mesmo tempo??

Aquecimento do frontão

Quando um sótão é adaptado para acomodar um sótão ou mezanino e a espessura da parede frontal é menor do que a espessura das paredes frontais, esta parte da casa deve ser isolada. É melhor fazer proteção contra o calor do lado de fora.. Há duas razões para isso:

  • preservação do volume útil do espaço do sótão;
  • inclusão da parede do frontão no sistema de proteção térmica.

Acabamento em tijolo vermelho

Acabamento em tijolo vermelho

O isolamento deve ser protegido de danos mecânicos. Portanto, o isolamento térmico é geralmente combinado com revestimento ou revestimento.. É executado sobre uma moldura de madeira ou metal em forma de ripas, fixadas com parafusos na parede a um determinado passo e intervalo. As células que são formadas entre os elementos da estrutura da estrutura são preenchidas com esteiras de lã mineral ou folhas de espuma antes do revestimento.

Antes do assentamento, o isolamento é envolto em um filme com propriedades impermeabilizantes e repelentes à água. Ao mesmo tempo, permite que o vapor migre pelas paredes, que se forma a partir da atividade vital das pessoas e das mudanças nas temperaturas interna e externa. Um filme ou membrana permeável ao vapor não permite que o isolamento térmico seja absorvido pelo condensado de água e, como resultado, perca suas propriedades protetoras.

Para evitar o encharcamento ao instalar a cobertura, uma saliência do telhado é arranjada. Ele repousa sobre potranca através da caixa – placas com figuras que se projetam além da fachada a uma distância de até 40 centímetros ou mais.

Madeira nunca sai de moda

Madeira nunca sai de moda

Será interessante para você: VISÃO GERAL: Quais são os telhados das casas? Material, pintura, isolamento – Tecnologia de trabalho em fases

Disposição de aberturas de janela ou porta

Janela ou portas pode ser arranjado expandindo a janela do sótão, para a área necessária para uma estadia confortável no quarto. Se o frontão for sólido ou “cego”, as aberturas são puncionadas da maneira padrão. Para tijolos – uma barra horizontal é cortada ao nível da parte superior da abertura, na qual um lintel de concreto ou metal é inserido e fixado. Em seguida, a parte subjacente da alvenaria é removida para instalar a janela ou o preenchimento da porta.

Linda decoração da casa com empena

Linda decoração da casa com empena

Será interessante para você: VISÃO GERAL: Projeto da casa com sótão (mais de 170 fotos) – Opções de decoração de interiores de quartos

Acabamento decorativo de empenas

A maior parte das casas tem cornija pronunciada, ou seja, um alargamento da parede exterior ao nível do sótão. Às vezes, é decorado adicionalmente com molduras corridas – hastes, cortes, etc. Recomenda-se fazer o mesmo assim chamado, painéis frontais, ou seja, elementos que completam as partes inclinadas ou curvas do frontão, de forma que as partes que o limitam sejam as mesmas. A parede final, que passa pela cerca do sótão sem a cornija, é chamada de empena.

Frontão de tijolo

Um frontão de tijolo ou empena pode ser decorado com um padrão de tijolo cinzelado, como simuladores de suportes para apoiar uma laje de cornija.

Essas peças alternadas que se projetam e afundam são chamadas de crackers. A alvenaria a cada 3 … 4 carreiras é reforçada com uma malha de arame com d = 4 … 6 mm.

Casa em estilo alemão

Casa em estilo alemão

Quando a casa e o frontão são rebocados, a cor de seus planos na maioria das vezes coincide com a cor, no entanto, às vezes os designers recomendam tons contrastantes para criar o esquema de cores da estrutura..

Frontão de madeira

Na decoração de casas de madeira, às vezes são revestidas com ripas, ou seja, com uma tábua dividida de 1 … 1 de espessura. 5 cm. O revestimento é realizado verticalmente, horizontalmente ou obliquamente – “espinha de peixe” ou outro tipo de padrões. Cornijas e painéis frontais de frontões, bem como platibandas e caixilhos de janelas, são frequentemente decorados com entalhes. E no skate, um cata-vento é instalado com uma bandeira ou a silhueta de algum animal totem.

Grandes janelas panorâmicas permitem a entrada de muita luz

Grandes janelas panorâmicas permitem a entrada de muita luz

A madeira é um material combustível, bem como matéria orgânica, com baixa resistência à poluição biológica. Portanto, antes do uso, os elementos e estruturas de madeira devem ser adequadamente protegidos..

Para proteção biológica contra fungos, podridão, mofo, escaravelhos trituradores e escaravelhos da casca, a madeira é tratada com anti-sépticos em uma forma solúvel em água ou adicionada à composição de um primer de laca. Para reduzir o risco de incêndio, são usados ​​retardadores de chama. São substâncias que aumentam o ponto de fulgor, bem como, quando aquecidas, emitem substâncias que impedem a combustão.

Será interessante para você: VISÃO GERAL: Como escolher painéis de fachada para uma casa de campo? 230+ (foto) Acabamentos externos (pedra, tijolo, madeira)

Acabamento com papelão ondulado ou ardósia de fibrocimento

Se o prédio não for um celeiro, um local para abrigar animais (celeiro, chiqueiro, galinheiro), garagem ou oficina. Neste caso, papelão ondulado metálico, chapas onduladas e lisas de fibrocimento não são indicadas para as faces frontais e demais verticais.. Materiais de construção que são bons para fazer cercas e sebes parecem deslocados em um edifício residencial, exceto para o telhado.

Frontão de madeira

Frontão de madeira

Decoração de frontão

Se o dono da casa tem as capacidades financeiras necessárias e deseja decorar sua casa usando ordens e estilos arquitetônicos clássicos, você pode escolher qualquer configuração de empena adequada.. Por exemplo, pode ser aberto, ou seja, sem trazer as tábuas frontais para a crista, complete-as com volutas – caracóis retorcidos.

Entre eles, instale um pedestal retangular ou redondo, no qual, por sua vez, coloque um vaso de flores, urna e, às vezes, um busto do proprietário ou de um ancestral particularmente venerado. A trapeira no campo do frontão pode ser decorada com uma coroa de estuque com ornamento floral. Abaixo, sob a cornija, em um campo retangular especial, às vezes é colocado um ditado ou lema em latim que combina com o proprietário em espírito ou humor.

Frentes da casa: Acabamentos e Revestimento. Como fazer para melhorar? (Mais de 150 fotos) Frentes da casa: Acabamentos e Revestimento. Como fazer para melhorar? (Mais de 150 fotos) Frentes da casa: Acabamentos e Revestimento. Como fazer para melhorar? (Mais de 150 fotos)

Frentes da casa: Acabamentos e Revestimento. Como fazer para melhorar? (Mais de 150 fotos) Frentes da casa: Acabamentos e Revestimento. Como fazer para melhorar? (Mais de 150 fotos)

Será interessante para você: VISÃO GERAL: Casas modulares para residência permanente: o que considerar e em que estilo decorar? (Mais de 200 projetos de fotos)

Frontão – faça você mesmo

Fazer um frontão com suas próprias mãos não é mais difícil do que erguer outras partes verticais de um edifício. Mas isso é apenas se houver certa experiência e qualificações de construção.. Na sua ausência, é melhor começar um negócio de construção de auto-estudo com o dispositivo de um galpão ou garagem.

Você também precisará relembrar o curso de geometria euclidiana da escola. Isso será necessário para marcar corretamente pelo menos duas partes idênticas da casa de uma forma triangular ou mais complexa. Eles geralmente estão espaçados um do outro a uma distância de 10 ou mais metros. E tudo isso precisa ser feito com fio, fio de prumo, bolha e nível d’água.. Caso contrário, em caso de erros na marcação, você obterá uma curva deslocada para um lado, um telhado com uma cumeeira enviesada no plano vertical e horizontal.

Estilo classico

Estilo classico

AdendoNão é recomendável realizar trabalhos apenas no dispositivo de frontões. Melhor convidar um ou dois ajudantes. Nesta capacidade, podem ser usados ​​parentes adultos, conhecidos ou vizinhos..

Se você tiver dificuldade em marcar, ligue para o agrimensor. Ele, tendo instrumentos geodésicos – um nível e um teodolito e outros, será capaz de realizar corretamente uma avaria, mas pedirá algum dinheiro.

Vantagens e desvantagens

Frontão de tijolo. O método mais confiável de construção de cercas fortes e duráveis. Praticamente não há desvantagens.

Opção de acabamento de pedra

Opção de acabamento de pedra

Frontão de madeira. Com todas as suas vantagens – facilidade de instalação e processamento, propriedades ambientais (não emite substâncias e vapores prejudiciais ao homem), tem uma desvantagem – aumento da inflamabilidade e risco de incêndio

Frontão em papelão ondulado. Desvantagens – aparência não apresentável, risco de corrosão nos pontos de fixação.

Frontões revestidos com painéis de plástico ou revestimento. Vantagens – faça um bom trabalho com propriedades protetoras. Desvantagens – empenamento, desbotamento da cor, baixa resistência à luz solar ultravioleta.

VÍDEO: Como marcar corretamente o frontão?

conclusões

Ao erguer frontões, você deve cumprir os requisitos de segurança. Trabalhar em altura requer uma plataforma segura e estável, que deve ser protegida. O artista deve usar roupas e calçados especiais e ter um capacete de proteção à prova de choque para a cabeça. As operações individuais devem ser realizadas apenas com ferramentas e equipamentos destinados a elas. A conexão do equipamento elétrico deve ser aterrada..

 GALERIA DE FOTOS (mais de 150 fotos)